Para entender melhor sobre o SUS

O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988, pela insatisfação do povo brasileiro com a saúde pública no país, o conflito entre setor Público e Privado, as populações excluídas de atendimento (especialmente os mais pobres)e entre outros fatores, pela ausência de critérios e de transparência dos gastos públicos do país. Este sistema é unico, pois é um sitema que segue a mesma doutrina e os mesmos principios em todo território nacional. Enfim: “O homem é um ser integral, bio-psico-social, e deverá ser atendido com esta visão integral por um sitema de saúde também integral, voltado a promover, proteger e recuperar sua saúde.”A distribuição de responsabilidades do sistema é distribuida entre o governo, nos niveis municipal, estadual e federal. A população deve participar dos processos de formulação das politicas da saúde, assim como deve controlar o andamento do SUS, juntamente com o poder legislativo e cada representante das tres esferas do governo. Os gastos são pagos com recursos das três esferas do governo: federal, estadual e municipal.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Uma breve reflexao ...

Quem nunca ficou horas e horas numa fila do SUS aguardando ou apenas tentando agendar uma consulta? Pois é, a cada dia nos deparamos mais com esse tipo de situação que parece ser esquecida pelo nosso governo. Acredito que assim como nós, muitas pessoas também tem várias dúvidas e questionamentos sobre onde vai parar todo o dinheiro que é investido pelo governo que não parece estar sendo usado para a nossa saúde pública. Em meio a vários questionamentos e duvidas, devemos nos perguntar quem está fazendo alguma coisa para tentar mudar essa situação, pois não adianta de nada apenas criticarmos, quando não movemos nada para tentar mudar a situação. Nosso país é guiado também por nós,  e nossas ações mesmo que pareçam pequenas diante do problema fazem toda a diferença quando começamos a agir e se todo mundo fizesse algo, talvez fizesse alguma diferença.

Um comentário:

  1. Baseado também em relatos como esse é que um dos princípios do SUS é o do controle social. A população em geral pode participar das conferências de saúde e desde que participe de todas elas (pré-conferência, conf. municipal, estadual e nacional) tem direito a voto.
    Outra indagação feita é "para onde vai todo o dinheiro" sabemos que outro princípio é o da descentralização. A gestão não é somente do Governo, como era no INAMPS, ainda sim há desfio de verba...
    Carine

    ResponderExcluir