Para entender melhor sobre o SUS

O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988, pela insatisfação do povo brasileiro com a saúde pública no país, o conflito entre setor Público e Privado, as populações excluídas de atendimento (especialmente os mais pobres)e entre outros fatores, pela ausência de critérios e de transparência dos gastos públicos do país. Este sistema é unico, pois é um sitema que segue a mesma doutrina e os mesmos principios em todo território nacional. Enfim: “O homem é um ser integral, bio-psico-social, e deverá ser atendido com esta visão integral por um sitema de saúde também integral, voltado a promover, proteger e recuperar sua saúde.”A distribuição de responsabilidades do sistema é distribuida entre o governo, nos niveis municipal, estadual e federal. A população deve participar dos processos de formulação das politicas da saúde, assim como deve controlar o andamento do SUS, juntamente com o poder legislativo e cada representante das tres esferas do governo. Os gastos são pagos com recursos das três esferas do governo: federal, estadual e municipal.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Investimentos no sistema

O QualiSus foi criado para melhorar o atendimento de qualidade do SUS principalmente nas emergências dos hospitais públicos.A elaboração do QualiSUS, atrai um conjunto de mudanças que visa proporcionar maior conforto para o usuário, atendimento de acordo com o grau de risco, atenção mais efetiva pelos profissionais de saúde e menor tempo de permanência no hospital. Os hospitais atendidos pelo QualiSUS recebem equipamentos novos, comprados pelo Ministério da Saúde, além de terem suas instalações reformadas. O QualiSUS  é resultado da parceria entre o Ministério da Saúde com governos estaduais e municipais. A partir da celebração do convênio, equipes de consultores do Ministério da Saúde acompanham as mudanças dentro dos hospitais. Esses consultores trabalham em conjunto com os profissionais dos hospitais. As equipes definem o cronograma e vão assessorando as mudanças acertadas.
Em Porto Alegre, o QualiSus está presente em diversos setores de hospitais, são eles:
* Unidade de Internação Psiquiátrica GHC
* Banco de leite do hospital Fêmina
* Nova UTI do hospital Conceição
* Nova Unidade de Oftalmologia do HNSC
* Nova Emergência do Hospital da Criança Conceição
* Onco-hematologia do Hospital da Criança Conceição
* Emergência Conceição
* Nova Emergência Fêmina
* Unidade SESC
* Ambulatório do Hospital Cristo Redentor
* Centro Obstétrico do Hospital Conceição

Dados extraídos do site do Ministério da Saúde

3 comentários:

  1. Dentre as informações negativas que costumamos ouvir sobre o SUS, ao pesquisar mais profundamente sobre seu andamento, se percebe que existe sim, incentivo ao sistema, e que existem planos de melhoria a saúde da população e melhor atendimento ao paciente nas emergências públicas. Nesse plano de ação que é QualiSus, percebemos que de diversas maneiras, os hospitais são melhorados e incentivados a melhor atender seus pacientes.
    O QualiSus já existe há algum tempo, e nele se percebe um sistema sério e coerente, com planos e projetos para melhorias dos hospitais. Tanto que ele existe e funciona em diversos hospitais do país, e em vários dos nossos hospitais aqui de Porto Alegre.
    É muito bom, perceber que de alguma forma, o governo incentiva e dá forças a esse sistema tão único e importante que só existe no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. O SUS, apesar de pouco valorizado pela população e mal falado pela mídia, é ainda melhor do que nada, mas os profissionais envolvidos dão o máximo de sai para que tudo funcione, entretanto há insalubridade demais e muitas limitações econômicas e socia para que o qualitativo seja atendido adequadamente!

    ResponderExcluir
  3. Como funcionária do Hospital Santa Rita (ISCMPA) que também atende ao SUS percebo que os investimentos são muito grandes, em diversos setores como unidade de internação, tratamento ambulatorial, quimioterapia e radioterapia. Além dos hospitais que são 100% SUS, como os do GHC (HF, HNSC E HCR)que estão sendo reformados e ampliados e dão atendimento de qualidade aos pacientes. O sistema que atende os pacientes nas emergências pela gravidade do caso (cores de pulseiras: azul, verde, amarelo e vermelho)e não pela ordem de chegada está agilizando o atendimento, diminuindo as complicações geradas pelo tempo de espera nos casos mais graves.

    Um dos problemas do SUS não tem a ver com a sua gestão, mas sim com os usuários que não buscam a prevenção, a atenção básica a saúde. Uma consulta ou um exame, resolveriam mas os usuários esperam o problema piorar para lotar as emergências depois. As filas para conseguir ficha nos postos de saúde diminuiriam se não houvesse tanto absenteísmo nas consultas e exames, os médicos estão lá para atender, mas nem sempre os pacientes comparecem. Está na hora do povo ter consciência e ajudar o SUS a atender cada vez mais pessoas e com mais qualidade.

    ResponderExcluir